As vendas através do Live Shopping, estratégia de venda online com interações ao vivo, têm se transformado em uma modalidade rápida para fazer comércio pela internet. É o que indicou o levantamento feito pela VTEX, revelando que o volume bruto de mercadorias (GMV) nesta modalidade cresceu três vezes mais que a média dos outros canais agregados no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado.
Um outro ponto observado também foi o crescimento de mais de 40% de pedidos concluídos durante as sessões de Live Shopping no primeiro semestre de 2023. O número de carrinhos aumentou quase o dobro no mesmo período, indicando uma maior intenção de compra. Além disso, há uma maior frequência de lives, totalizando 364 no Brasil também no primeiro trimestre do ano, com uma duração média de 71 minutos cada.
No entanto, os dados sobre a modalidade de compra no Brasil ainda são primários em comparação com a China, país de maior referência do Live Shopping, por exemplo. Entre 2019 e 2020, as sessões cresceram 210% e movimentaram cerca de US$157 bilhões no mercado chinês.
Fatores que promovem
Uso de smartphones, melhor conexão com internet, uso massivo de redes sociais e vontade dos consumidores de experimentar modalidades divertidas e interativas de compras são fatores que podem ter influenciado esse crescimento.
E as vantagens de vender via Live Shopping são diversas, a maior delas é poder interagir diretamente com os clientes em tempo real, personalizando ainda mais a compra. A estratégia era usada apenas pelos setores de moda, beleza e cosméticos, mas agora os segmentos de casa e construção, alimentos e bebidas, turismo e tecnologia também estão embarcando na tendência e anunciando seus produtos através das transmissões.