Pesquisa da Jadlog em parceria com o E-Commerce Brasil mostra a importância da logística para o e-commerce.
56% dos respondentes afirmaram que suas principais dúvidas sobre logística atualmente é sobre atendimento em todas as regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, 23% afirmaram se preocupar com frete grátis. 12% disseram ter dúvidas com as embalagens permitidas e 6% não sabem por onde começar.
34% dos respondentes afirmaram ainda que o maior diferencial na tratativa com os embarcadores é a entrega feita com qualidade. Além disso, 29% consideram que é o preço.
Já 14% afirmaram que é a possibilidade de realizar entregas para locais distantes ou de difícil acesso. 12% consideram que seja oferecer opções de frete variadas. 10% responderam que é o bom atendimento.
Quando questionados sobre o uso de redes sociais para consumir conteúdos voltados à logística (tais como empresas de transporte e soluções de entrega), 47% afirmaram usar o Instagram.
28% usam o Facebook, 24% o LinkedIn, 22% o YouTube e 4% o Twitter.
Os Correios são o meio de entrega mais utilizado pelos lojistas, com 32% das respostas. Em seguida, 30% responderam que usam transportadoras privadas.
19% usam a forma de envio oferecida pelo marketplace em que vendem e 18% usam uma plataforma de gestão de fretes.
84% dos lojistas veem oferecer opções diversificadas de entrega como um diferencial competitivo. 13% acreditam que é algo pontual.
Além disso, 85% acreditam que prever quando uma encomenda será entregue é muito importante.
72% avalia a própria jornada logística como boa. Porém, ao pensar no que pode ser melhorado, 45% reconhecem que o prazo é o principal item. Outros 31% acreditam que é o rastreamento e 19% a previsão de entrega.
Pensando em logística, 47% dos respondentes acreditam que sua principal vantagem com o recebimento da encomenda é a qualidade da entrega (em perfeito estado) e 33% respondeu que é o rastreamento eficiente.
Ademais, 13% consideram que seja o aviso de entrega da encomenda e 6% os pontos de retirada.
Por fim, 43% dos respondentes afirmam que levam bastante em consideração a oferta de soluções logísticas mais sustentáveis e dão preferência a estas empresas. 35% responderam que levam um pouco em consideração.
Por outro lado, 14% afirmaram que são indiferentes e 6% são indiferentes.
Leia também: Shopify e TikTok se juntam para compras pelo aplicativo.