A consciência sobre a responsabilidade ambiental tem avançado na sociedade, e a educação ambiental é vista como uma ferramenta para incentivar práticas sustentáveis no dia a dia. A internet é hoje o principal canal de disseminação de informações ambientais, com 65% dos brasileiros usando sites de notícias online para aprender sobre questões de sustentabilidade, enquanto as redes sociais vêm logo atrás, com 55% das preferências. Os dados são da Descarbonize Soluções.
O estudo ainda aponta que meios tradicionais, como rádio e TV, ocupam a terceira posição, com 53%, seguidos por filmes e documentários (35%).
Apesar do avanço dos meios digitais sobre os tradicionais, a qualidade da informação é um ponto de alerta, já que as redes sociais, com dados frequentemente não verificados, figuram entre as principais fontes de conhecimento ambiental.
Impacto nas gerações
A Geração Z se destaca como a mais comprometida com o meio ambiente, sendo apontada por 30% dos brasileiros como a geração mais ativa nessas causas. Esse grupo, que cresceu em meio à presença digital, tem uma visão mais equilibrada de consumo e busca por marcas sustentáveis. Millennials e a Geração X seguem de perto, com 24% e 14% das respostas, respectivamente.
Conhecimento sobre sustentabilidade e incertezas
Em geral, o conhecimento ambiental no Brasil é avaliado como intermediário por 59% dos entrevistados. Outros 25% afirmam ter pouco conhecimento, e apenas 16% se consideram bem informados sobre questões ambientais.
Entre as principais dúvidas, destacam-se temas como aquecimento global (33%), mudanças climáticas (32%), consumo sustentável (31%) e reciclagem e gestão de resíduos (31%).
A pesquisa entrevistou 500 brasileiros, de ambos os sexos e diferentes faixas etárias e classes sociais, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2024.