O Mercado Livre lançou a campanha “Silêncio”, sinalizando o investimento da empresa na mobilidade sustentável. A ação, criada pela agência GUT Buenos Aires está sendo veiculada no Brasil em plataformas de TV, mídias digitais e anúncios em espaços públicos. Além disso, nas redes sociais, serão divulgadas entrevistas com pessoas que têm contribuído para causas ambientais em suas regiões.
Os diretores de criação da GUT Buenos Aires, Christian Rosli e Joaquín Campins, explicam o conceito da campanha: “Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos em pequenos atos cotidianos, como desligar a TV quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes.”
O investimento do Meli
Desde 2020, o Mercado Livre tem investido em veículos elétricos, principalmente nas entregas da primeira e última milhas, como parte de sua estratégia ambiental. Os veículos, que emitem de 50% a 85% menos CO2, integram a maior frota elétrica privada da América Latina, com 2.800 carros, 20% a mais em relação ao ano passado.
No Brasil, são mais de 1.300 veículos elétricos, 30% a mais que em 2023. Essa frota realizou 36 milhões de entregas na América Latina, com 44% dessas entregas feitas no Brasil. Além dos veículos elétricos, o Mercado Livre também utiliza mais de 160 caminhões movidos a gás natural e biometano.
Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil, reforça a importância da frota elétrica: “Sabemos que o crescimento do Mercado Livre aumenta nossa responsabilidade em reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. A incorporação de veículos elétricos é uma estratégia fundamental nesse processo, junto a outras iniciativas de logística de baixo carbono.”
Parcerias para soluções sustentáveis
O Mercado Livre também firmou uma parceria com a plataforma de inovação Newlab para desenvolver soluções sustentáveis na área de logística. Em 2023, mais de 120 startups, sendo 60% da América Latina, participaram de uma convocatória para criar tecnologias de baixo carbono para a última milha de entregas. Diversos projetos estão sendo testados no Brasil, México e Uruguai, incluindo alternativas de micromobilidade e otimização da infraestrutura de carregamento.
O marketplace também participa da Aliança pela Mobilidade Sustentável, um grupo que reúne 19 empresas no Brasil. Ariel Katz, gerente sênior de meio ambiente do Mercado Livre, afirma: “Após anos de trabalho com parceiros e fornecedores, estamos iniciando um diálogo público mais aberto com esta campanha, reconhecendo que temos desafios coletivos para promover soluções de mobilidade sustentável em toda a América Latina.”