Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre lança campanha sobre mobilidade sustentável e expande frota elétrica

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Mercado Livre lançou a campanha “Silêncio”, sinalizando o investimento da empresa na mobilidade sustentável. A ação, criada pela agência GUT Buenos Aires está sendo veiculada no Brasil em plataformas de TV, mídias digitais e anúncios em espaços públicos. Além disso, nas redes sociais, serão divulgadas entrevistas com pessoas que têm contribuído para causas ambientais em suas regiões.

(Imagem: Mercado Livre/Divulgação)

Os diretores de criação da GUT Buenos Aires, Christian Rosli e Joaquín Campins, explicam o conceito da campanha: “Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos em pequenos atos cotidianos, como desligar a TV quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes.”

O investimento do Meli

Desde 2020, o Mercado Livre tem investido em veículos elétricos, principalmente nas entregas da primeira e última milhas, como parte de sua estratégia ambiental. Os veículos, que emitem de 50% a 85% menos CO2, integram a maior frota elétrica privada da América Latina, com 2.800 carros, 20% a mais em relação ao ano passado.

No Brasil, são mais de 1.300 veículos elétricos, 30% a mais que em 2023. Essa frota realizou 36 milhões de entregas na América Latina, com 44% dessas entregas feitas no Brasil. Além dos veículos elétricos, o Mercado Livre também utiliza mais de 160 caminhões movidos a gás natural e biometano.

Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil, reforça a importância da frota elétrica: “Sabemos que o crescimento do Mercado Livre aumenta nossa responsabilidade em reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. A incorporação de veículos elétricos é uma estratégia fundamental nesse processo, junto a outras iniciativas de logística de baixo carbono.”

Parcerias para soluções sustentáveis

O Mercado Livre também firmou uma parceria com a plataforma de inovação Newlab para desenvolver soluções sustentáveis na área de logística. Em 2023, mais de 120 startups, sendo 60% da América Latina, participaram de uma convocatória para criar tecnologias de baixo carbono para a última milha de entregas. Diversos projetos estão sendo testados no Brasil, México e Uruguai, incluindo alternativas de micromobilidade e otimização da infraestrutura de carregamento.

O marketplace também participa da Aliança pela Mobilidade Sustentável, um grupo que reúne 19 empresas no Brasil. Ariel Katz, gerente sênior de meio ambiente do Mercado Livre, afirma: “Após anos de trabalho com parceiros e fornecedores, estamos iniciando um diálogo público mais aberto com esta campanha, reconhecendo que temos desafios coletivos para promover soluções de mobilidade sustentável em toda a América Latina.”