As vendas online nos setores de moda, beleza e luxo atingiram €213 bilhões em 2023, com 82 bilhões de euros provenientes de transações transfronteiriças, segundo o estudo mais recente da Cross-Border Commerce Europe, uma plataforma especializada em e-commerce internacional. O relatório Top 500 Fashion, Beauty & Luxury Retail Europe 2024 projeta que esse valor subirá para 224 bilhões de euros até 2025, impulsionado por um crescimento de 5%.
O mercado europeu de moda, beleza e luxo, incluindo vendas online e offline, é avaliado em 719 bilhões de euros, sendo que a moda, incluindo artigos de luxo, responde por 541 bilhões de euros. Cerca de 30% dessas transações são realizadas por meio de plataformas digitais. No comércio eletrônico, o segmento de moda e luxo se destaca, representando 62% do total.
A entrada de novas plataformas, como Shein e Temu, tem movimentado o mercado europeu, competindo com gigantes como Amazon e Zalando. “Com a expansão da Shein e da Temu, sua habilidade em lidar com as complexidades do mercado global será essencial”, afirma o estudo, destacando também a recente estratégia da Amazon de entrar no segmento de compras com desconto, mirando diretamente em suas concorrentes chinesas.
O relatório também aponta o crescimento dos marketplaces de consumidor para consumidor (C2C), como Vinted, que têm reforçado o mercado de moda circular e o consumo sustentável. Ao todo, os marketplaces transfronteiriços geraram 71 bilhões de euros em valor bruto de mercadorias, sendo 51 bilhões provenientes de plataformas B2C e 12 bilhões de C2C. Este último deve crescer para 15 bilhões de euros até 2025.
A Amazon lidera o ranking das 500 maiores plataformas de moda, beleza e luxo transfronteiriças da Europa, pelo segundo ano consecutivo, com destaque para sua expansão no setor de moda e colaborações com marcas de luxo, como Oscar de la Renta. AliExpress, Temu, eBay, Etsy e Shein seguem no ranking, que mostra a força das plataformas asiáticas no comércio europeu.
O estudo prevê que o comércio online nesses setores continue a dominar o e-commerce europeu até 2025, com o aumento da conscientização dos consumidores sobre opções sustentáveis e de segunda mão influenciando o futuro do mercado. Atualmente, as vendas online de moda, beleza e luxo já representam 23% de todas as categorias comercializadas no comércio eletrônico europeu.