Logo E-Commerce Brasil

No período do Natal, brasileiros irão aproveitar para fazer compras que já haviam planejado

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com a chegada do Natal este ano, a previsão é que haja poucas compras impulsivas, mantendo a tradição de presentear com lembrancinhas. De acordo com os 5.677 participantes da pesquisa de consumo durante a temporada, elaborada pela empresa de dados Zoox, a data é esperada para comprar produtos que já estavam nos planos.

(Imagem: Freepik)

Além disso, mais de 46% têm a intenção de gastar até R$ 300, sendo que 26,2% não pretendem ultrapassar a marca de R$ 150. Contudo, quase 11% planejam comprar presentes com valores superiores a R$ 3 mil.

A diferença de gênero também pode ser vista nas escolhas de presentes. As mulheres são maioria na intenção de compra de itens até R$ 500. Enquanto em valores superiores, os homens se tornam maioria. Nesse caso, eles procuram produtos eletrônicos, informática, viagens e lazer.

A maioria dos consumidores deixa para ir às lojas na última semana, com quase 43% realizando as compras uma semana antes do Natal. Outros 25,7% começaram a frequentar as lojas uma semana antes da data. Surpreendentemente, mais de 70% dos consumidores optam por adquirir presentes em estabelecimentos físicos.

O cartão de crédito é a forma de pagamento preferida para 28% dos participantes, enquanto 17,6% escolhem o Pix. Por fim, 37,8% utilizam mais de uma opção na hora de quitar suas despesas.

Fonte: Estadão