Nenhum outro método de pagamento usado em países emergentes deve crescer tanto quanto o Pix em compras online nos próximos anos. A previsão é do Beyond Borders, estudo do Ebanx, que cita que, até 2027, o meio de pagamento instantâneo deve crescer 35% por ano. Além disso, no mesmo período, a previsão é que o e-commerce na América Latina atinja US$ 1 trilhão em vendas.
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Ainda de acordo com as projeções da pesquisa do Ebanx, da quantia total em vendas, US$ 586 bilhões chegarão ao Brasil. No geral, a expectativa é que os 15 países latino-americanos analisados cresçam no comércio digital.
De acordo com João Del Valle, CEO e cofundador do Ebanx, a mudança global entre os meios de pagamentos em tempo real é liderada por economias emergentes, tal qual o Brasil. Isso coloca estes mercados a frente no quesito inovação.
“Este é o resultado de uma tendência irreversível na indústria de pagamentos: o desenvolvimento de soluções completamente adaptadas ao comportamento do consumidor local. E nosso estudo mostra como isso está acontecendo”, começa.
Outros exemplos de meios de pagamentos instantâneos bem-sucedidos e aplicados online também foram citados. De acordo com o estudo, PSE (Colômbia), mobile money (Quênia, Nigéria e outros países africanos) e carteiras digitais (mercados emergentes) devem crescer anualmente entre 16% e 20% até 2027.
Divisor de águas
O Pix considerado por Dell Valle um expoente dessa transformação, aliada a nova funcionalidade de recorrência, prevista junho deste ano. Para ele, o Pix Automático tem o potencial de remodelar o mercado digital brasileiro.
“Quando um método de pagamento ganha tração, cria um efeito cascata que impulsiona todo o ecossistema. A ascensão do Pix não é um fenômeno isolado. Também estamos testemunhando um crescimento exponencial de outros tipos de transações baseadas em conta”, explica o executivo.
Segundo, o Beyond Borders, a projeção é que o Pix Automático movimente mais de US$ 30 bilhões em pagamentos recorrentes online em dois anos. O volume é considerado como significativo, já que o cenário no Brasil ainda tem muito dos cartões de crédito, que são responsáveis por transacionar US$ 50 bilhões por ano atualmente. O estudo também estima que o novo recurso representará 12% do volume de dinheiro movimentado em todas as transações online feitas com Pix em 2027.
Bastante aguardado pelo mercado, o novo recurso do Pix permitirá transações recorrentes automatizadas por meio do sistema de pagamentos instantâneos, trazendo uma base de novos clientes para serviços como plataformas de streaming, softwares como serviço (SaaS), assinaturas de aplicativos, e-learning, redes sociais, games e mais.
Cartões de crédito
Enquanto métodos alternativos de pagamento ganham espaço em economias emergentes, os emissores de cartões de crédito têm investido em novas funcionalidades e melhorias na experiência do usuário. O estudo aponta que estes investimentos fortaleceram a fidelidade dos clientes nos últimos meses, atraindo também novos consumidores.
O resultado dessa estratégia é que os cartões de crédito são líderes no e-commerce em muitos países emergentes e devem continuar crescendo cerca de 13% ao ano até 2027. Parte desse olhar positivo é mantido, principalmente por novas funcionalidades de segurança como:
- Account updater: atualização automática das informações do cartão para transações contínuas);
- Card on file: armazenamento das informações do cartão para transações futuras;
- 3DS: protocolo de segurança que verifica a identidade do titular do cartão).
“Os cartões de crédito continuam sendo altamente relevantes para o comércio digital. Fintechs e neo-banks expandiram o acesso ao crédito por meio de soluções inovadoras alinhadas às demandas e necessidades dos consumidores”, diz Del Valle.
Como aponta a Beyond Borders, o volume transacionado com cartões de crédito no e-commerce não está diminuindo. Com o aumento da inclusão digital e financeira em regiões emergentes, o mercado de pagamentos como um todo cresceu significativamente.
Mercados emergentes
O estudo do EBANX também indica que, nos países emergentes, cartões de crédito seguem dominando segmentos do e-commerce como streaming, SaaS, games e viagens. Nestes setores, eles representam de 51% a 77% das compras online em economias em ascensão na América Latina, África e Ásia.
Seguindo esses meios de pagamento, estão os cartões de débito, com crescimento anual previsto de 24% nesses mercados. Todos esses métodos se destacam no comércio digital por ser em tempo real e sem fricções.
“Os pagamentos digitais capturaram o que antes era dominado pelo dinheiro vivo, e essa transformação tem sido impulsionada pela América Latina, África e Ásia. Existe um potencial enorme para que merchants, instituições financeiras e outros players se beneficiem de todas as inovações em pagamentos que vêm surgindo nas economias emergentes”, pontua Dell Valle.
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