Logo E-Commerce Brasil

Preço dos eletroeletrônicos no e-commerce têm menor queda dos últimos dois anos

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 2,6% em outubro de 2024, conforme o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do Buscapé, mostra que a tendência de redução nas quedas anuais se mantém, com o registro da menor dos últimos 22 meses.

(Imagem: Envato)

Em outubro, os preços de eletroeletrônicos tiveram aumento mensal de 0,27%, que se destaca em uma série de 34 meses do Índice Fipe/Buscapé, na qual houve aumento somente em sete deles, segundo o gráfico abaixo. Dado que muitos aparelhos eletroeletrônicos são importados, ou têm componentes importados, essa tendência deve estar sendo influenciada pela recente valorização do câmbio dólar/real, que no período de nove meses terminado em outubro de 2024, aumentou 14,5%.

Variações mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de eletroeletrônicos (Imagem: FIPE/Buscapé)

Sérgio Crispim, pesquisador da FIPE, comenta o impacto do câmbio no índice. “A valorização do câmbio nos últimos 12 meses tem sido um dos principais fatores para a recente desaceleração nas quedas anuais dos preços de eletroeletrônicos. Essa alta cambial possivelmente impactou diretamente os preços de produtos ou componentes importados, o que, à medida que os estoques são renovados, pode continuar aumentando os preços dos eletroeletrônicos, tanto em bases mensais quanto anuais”, ele explica.

Ar-condicionado ainda é o preferido

Apenas a categoria de ar-condicionado teve aumento de preço (11,1%) no período anual de outubro de 2024, comparativamente a outubro de 2023. Entre as que tiveram queda destacaram-se: fritadeira elétrica (-10,3%), celulares (-8,5%), tablet (-7,0%) e monitor (-5,4%).

Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em outubro de 2024 foram celulares (-8,5%), eletroportáteis (-3,9%) e vídeo/áudio (-3,2%). O único grupo que teve aumento de preços foi eletrodomésticos (3,7%), influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado, que tiveram aumento anual de 11,1%.

Variações anuais de categorias de produtos eletroeletrônicos (Outubro24/Outubro23) (Imagem: FIPE/Buscapé)

Embora este produto apresente uma tendência de variações anuais declinantes, após o pico de 25,7% em janeiro de 2024, observa-se que as variações mensais recentes são ascendentes, sendo que em outubro houve aumento de 4,1% nos preços, conforme indica o gráfico abaixo:

Variações anuais e mensais dos preços de aparelhos de ar-condicionado (Imagem: FIPE/Buscapé)

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, reforça a necessidade de uma pesquisa adequada dos preços, uma vez que fatores externos, como logística e economia, podem impactar o preço de produtos de maior desejo de consumo nesta Black Friday.

“Aparelhos eletrônicos costumam ser os itens mais buscados no e-commerce. Isso revela uma tendência de interesse por parte dos consumidores em relação ao comércio digital. Em geral, os preços destes itens são impactados por vários fatores e, dentre eles, questões operacionais e variações de câmbio”, analisa o executivo.