Logo E-Commerce Brasil

Proximidade com o seller é diferencial na estratégia de Black Friday, explica Marco Zolet, da Americanas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Black Friday está ai. É inegável a participação massiva dos marketplaces nas vendas da data, já que muitas pesquisas por produtos começam já dentro dessas plataformas.

Em uma entrevista exclusiva para o portal E-Commerce Brasil, Marco Zolet, diretor de Digital e Marketplace da Americanas, compartilhou estratégias e previsões de venda para a Black Friday de 2024.

O executivo destacou ainda o papel estratégico que o marketplace tem no Brasil como um ponto de contato de alta distribuição e como referência na experiência digital. Atualmente, entre loja física e ambiente digital, a Americanas recebe 70 milhões de visitas mensais, o que torna o desafio de antecipar um evento como a Black Friday ainda maior.

Para obter um bom resultado, Zolet explicou que o preparo e o planejamento prévio é primordial, já que são muitos times envolvidos em um preparo 360º, que vai além da companhia: envolve lojistas, fornecedores, parceiros, logística e gestão de estoque.

ECBR: O que a Americanas preparou de novidade para esta Black Friday voltado a seus sellers? O que temos de tendências para o evento deste ano?

Marco Zolet: Estamos muito otimistas com a Black Friday de 2024. A Americanas é vanguardista e pioneira no varejo digital, além de ter 95 anos de tradição e de uma relação sólida com clientes e parceiros. Para a Black Friday deste ano, podemos destacar a completa integração entre o físico e o digital com foco em oferecer conveniência e a melhor experiência de compra para os clientes.

Nesse contexto, o marketplace se tornou uma frente estratégica para o negócio, já que a atuação no digital amplia o alcance e complementa o sortimento das lojas físicas para atender às necessidades do consumidor, independente de qual seja sua jornada de compra.

E para potencializar essa experiência para o cliente final, é fundamental estarmos mais próximos dos lojistas, compartilhando um pouco da transformação que estamos conduzindo na Americanas, ouvindo sugestões e necessidades e capturando oportunidades para ampliar o nosso impacto para os nossos parceiros e atender a um tráfego de 70 milhões de clientes que passam pelas nossas lojas e canais de e-commerce todo mês. Para isso, vamos continuar dividindo a estratégia comercial, com uma visão unificada e 360º, que considera as plataformas física, digital e de retail media para que os parceiros estejam cada vez mais alinhados com os objetivos de negócio e que possam seguir reconhecendo a Americanas como o canal de vendas relevante que é. Esse ecossistema integrado também traz uma riqueza enorme de dados em relação à jornada de consumo, fator que nos diferencia no mercado.

Como uma gigante do varejo, nossos esforços vão além do fortalecimento e apoio junto aos nossos sellers. Para um evento de sucesso, diversas frentes da companhia já estão preparadas para que nossos clientes tenham um sortimento diversificado, preços mais vantajosos, ofertas e parcelamento mais atrativo, além de um atendimento eficiente e de qualidade.

ECBR: Quais são as principais estratégias que o marketplace recomenda para os sellers otimizarem suas vendas durante a Black Friday?

Marco Zolet: Primeiro é importante destacar a importância dos marketplaces nesse período. Segundo informações da NielsenIQ Ebit, mais de 50% dos consumidores pretendem comprar nos marketplaces. E, segundo um levantamento da Globo, quase metade dos consumidores começam a pesquisar com 1 mês ou mais de antecedência sobre o evento.

Nesse contexto, a nossa parceria com os sellers é fundamental para colocarmos em prática nosso planejamento e garantirmos que teremos um amplo e variado sortimento para a data. Levando em consideração a importância do evento e prevendo o comportamento do consumidor, começamos a falar de Black Friday ainda em agosto.

Desde então, passamos a oferecer uma série de conteúdos especiais com dicas, ferramentas e materiais necessários para o pré, durante e pós-evento, além de nos reunirmos com nossos sellers. Em todas as conversas e materiais de apoio reforçamos alguns aspectos importantes e que devem fazer parte da estratégia dos vendedores, como:

Estratégias diferentes para canais diferentes: com a gestão de cada canal, no mesmo racional do gerenciamento dos canais de performance. É preciso personalizar a experiência.

Negociação com fornecedor para ser mais competitivo: definir o sortimento certo e negociar com o fornecedor são as chaves para ter margem e condições de oferecer descontos saudáveis durante um evento desse tamanho.

Campanhas: é importante entender as campanhas e ativações que fazem mais sentido para cada negócio. Na Americanas, por exemplo, temos campanhas de coparticipação, em que o desconto é dividido entre os sellers e a Americanas. Além disso, investimentos em ads podem ser o grande diferencial para o evento.

ECBR: Quais foram os aprendizados mais relevantes das últimas edições de Black Friday que podemos aplicar em 2024?

Marco Zolet: Ao longo dos nossos 95 anos de história , nos orgulhamos muito dos grandes eventos que fizemos. Não é diferente na Black Friday. Posso falar com propriedade sobre alguns aprendizados ao longo dos últimos anos.

Black Friday também é pós-venda. Se o seller vendeu muito no evento, também pode receber muito acionamento após. E é necessário programar o time para isso. Compras de Black podem ser presentes de Natal, por isso é essencial que os lojistas cumpram a data de entrega prometida.

Bom planejamento de estoque é super importante para atender todas as necessidades do evento. A Black Friday, que antes era concentrada na virada de quinta para sexta, agora dura todo o mês de novembro. Por isso, é importante programar o estoque para que os lojistas consigam aproveitar um mês inteiro de vendas.

Planos alternativos (A, B, C…) para saber lidar com imprevistos durante todo o mês. É muito importante ter um time treinado, backup de ações, etc. As decisões precisam ser tomadas rapidamente para que os vendedores consigam manter a sua programação de vendas apesar de imprevistos.

ECBR: Como o marketplace da Americanas está se preparando em termos de infraestrutura e suporte para lidar com o aumento de tráfego e pedidos durante o evento?

Marco Zolet: Historicamente, nos preparamos com bastante antecedência para o evento. Aqui, de fato, iniciamos uma nova Black Friday no dia em que termina a anterior. Junto aos integradores, por exemplo, fazemos rodadas de teste de carga de frete para que todo mundo esteja preparado para rodar com o maior número de requisições. Internamente, também estressamos os sistemas para que eles suportem o alto tráfego do período. Mas essa preparação não é só tecnológica. Também já iniciamos, por exemplo, a contratação de vagas temporárias para os eventos do fim do ano, com o objetivo de fortalecer a operação para as vendas de Black Friday e Natal.

ECBR: Como será o Esquenta Black Friday 2024, da Americanas?

Marco Zolet: Oficialmente demos a largada na Black Friday junto aos sellers em um evento realizado no dia 8 de outubro, em um novo formato mais intimista para 150 parceiros, quem além de ter acesso às estratégias comerciais e de marketing, também puderam trocar com o time da Americanas e criar estratégias para essa data tão importante.

Mas, além do evento, durante todo o mês de setembro, fizemos ativações de engajamento com os sellers em todos os canais internos, mostrando a importância e os benefícios deles se prepararem com antecedência para o evento. Ao longo do mês, nos aproximamos ainda mais dos parceiros com o objetivo de mostrar a importância do evento, por meio de cadastro de novos produtos para a adesão à campanha, checagem de estoque, análise de descontos, contratação de anúncios em ads, entre outros. Já em outubro, apresentamos as novidades e tendências, reforçando ainda mais a nossa proximidade com o público. Em novembro, o foco é estar ainda mais próximo do seller, oferecendo todo suporte e as ferramentas necessárias para que ele tenha total controle de seu plano de vendas e, consequentemente, tenha uma boa performance no evento.