Durante o mês de julho, período das férias escolares, o e-commerce cresceu 6,9% em relação a junho, com 2,66 bilhões de visitas. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce de agosto, feito pela Conversion. A Amazon Brasil atingiu através desse tráfego seu maior número de visitas do ano até então: 230 milhões. Depois do Prime Day, o marketplace superou a Shopee e retomou o segundo lugar no Top 10 do ranking geral.
O setor de viagens, que vem se recuperando, foi um dos principais destaques do mês. Segundo o relatório, as plataformas turísticas registraram um aumento de 7,8% em acessos online em julho, somando 220,6 milhões de visitas. O motivo do avanço se deve aos progressos que diversas marcas têm feito, como a Booking.com, líder consolidada no setor de turismo, com 18% de tráfego de visitas.
No período, a plataforma fez a sua primeira aparição no Top 10 dos maiores e-commerces do país, ocupando a 10º posição, com 41 milhões de acessos únicos. Outra novidade foi a Decolar, a agência de viagens argentina, que desde fevereiro vem avançando sem parar, alcançando o sexto lugar no segmento, com 15 milhões de visitas. O que lhe rendeu uma posição no Top 30 maiores e-commerces do Brasil.
Ainda no setor de turismo, o Airbnb obteve um avanço significativo, com alta de 15,5% no tráfego, se comparado com junho, mantendo a 4º posição. A plataforma de hospedagens americana tem atualmente cerca de 90% dos acessos online adquiridos de forma orgânica, o que representa 16,9 milhões de visitas.
Reviravoltas no Top 10 marketplaces e o ranking geral
Mantendo a liderança com 31,2%, o Mercado Livre segue como o e-commerce mais acessado do país. No entanto, no Top 10 maiores marketplaces do Brasil, a disputa em agosto foi pelo segundo lugar. A Amazon Brasil, que havia perdido a sua posição para a Shopee, retomou a posição com o Prime Day. A reviravolta resultou no crescimento de 21,8% em relação a julho para o marketplace.
Na sequência, aparece a Shopee, com 20,9% e 19,6%, respectivamente. O setor viu um crescimento considerável em relação a junho, chegando aos 9,5%. E os aplicativos já representam 26,5% do tráfego mensal, com o Mercado Livre dominando 36,8% dos acessos a apps na categoria.
Enquanto no geral, apenas 10 das maiores lojas do Brasil detêm 51,7% de toda a audiência do e-commerce no Brasil. O líder Mercado Livre tem 12,9% de share, enquanto a Amazon Brasil tem 8,6% e a Shopee tem 8,1%.
Assim como a Decolar, a Centauro também estreou no Top 30 e-commerces brasileiros, ocupando a 30º posição. Pela primeira vez, a Booking.com entrou para o Top 10 da lista.
Mecanismos de busca
Os mecanismos de busca se mantêm como a fonte de tráfego mais importante para o e-commerce. Com 51% da audiência vindo da busca direta. Na sequência, vêm a busca orgânica e a busca paga, com 25,6% e 17,3%, respectivamente. Os dados das buscas são o canal mais importante para o e-commerce porque revelam a intenção do consumidor e direcionam essa demanda para as lojas virtuais.