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Sucesso dos doramas no Brasil pode influenciar as estratégias digitais das empresas

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Praticamente um fenômeno cultural global, os doramas, famosas “novelas de drama” da Coreia do Sul, estão ganhando relevância nas estratégias digitais de algumas marcas. Isso porque, as produções asiáticas impulsionam tendências e impactam o comportamento do consumidor brasileiro. O levantamento da Airfluencers trouxe insights sobre a repercussão do dorama no marketing de influência.

Os doramas têm até canais de streaming dedicados (Imagem: Freepik)

Os doramas estão entre os títulos mais vistos, segundo os dados do relatório de engajamento da Netflix do primeiro semestre de 2023. Entre os principais títulos, estão: “A Lição” com 622,8 milhões de horas visualizadas, “A Batalha dos 100” com 235 milhões de horas, e “Intensivão de Amor” com 234,8 milhões. A popularidade não se restringe apenas ao entretenimento, como também influencia os setores do mercado.

As campanhas publicitárias são um exemplo de como utilizar os doramas na estratégia das empresas. Ao construir uma narrativa diferente, as “novelas asiáticas” focam em romance ao invés dos tradicionais conflitos, o que tem chamado atenção no mercado.

Como exemplo, O Boticário produziu uma campanha com influenciadores em uma das suas lojas. Na cena, é utilizado um guarda-chuva amarelo, conhecido por aparecer com frequência nos doramas. Postada no Instagram, a publicação ficou entre as quatro com melhor desempenho na rede social nos últimos 90 dias, segundo a plataforma Airsearch, da Airinfluencers.

Os influencers brasileiros ligados a esse tipo de conteúdo estão construindo sólidas comunidades online em torno das produções asiáticas e podem ser uma estratégia para direcionar campanhas de marketing para o público jovem e majoritariamente feminino.

Além de apresentarem altos índices nas plataformas de streaming, os dramas coreanos também têm exercido forte influência nos segmentos de moda e beleza, segundo a Airfluencers. A cultura do K-Style, ou estilo coreano, está em ascensão, levando muitas empresas de moda a lançarem coleções inspiradas nos personagens dessas séries.

O mesmo fenômeno ocorre na gastronomia, com a popularidade dos doramas impulsionando o aumento do consumo de produtos coreanos. Segundo dados da pesquisa Global Hallyu Trends 2021, 57% dos brasileiros afirmam ser influenciados por esse conteúdo ao consumir produtos típicos da Coreia. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 43%.

Os doramas não são apenas uma forma de entretenimento, mas também uma poderosa ferramenta para as marcas alcançarem seus consumidores de maneira emocional. O impacto dos doramas transcende as telas, influenciando moda, beleza, alimentação e comportamento de consumo.

Alexsandra Silva, Cientista de Dados da Airfluencers