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Como aumentar as vendas online de produtos automotivos

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Para aumentar as vendas online de produtos automotivos é preciso entender as particularidades do mercado. Elas existem na mesma proporção de modelos circulando pelas ruas, e por isso, impulsionar suas vendas requer atenção.

Imagem de diversas peças para carros
Para aumentar as vendas online de produtos automotivos, você precisa caprichar não apenas na estrutura, mas na informação que vai publicar na sua loja

Apesar de ser uma das paixões nacionais, os conhecimentos técnicos de detalhes de modelos, peças e acessórios não são populares na mesma medida. Isso implica em uma pesquisa ampla e profunda para entender a necessidade da compra, antes mesmo de iniciar essa jornada.

Por isso, selecionei as dicas mais importantes para aumentar as vendas de produtos automotivos na sua loja virtual.

Organize seu conteúdo para vender mais produtos automotivos

No universo de produtos automotivos, existem inúmeras variantes de peças, modelos e fabricantes. Algumas peças e acessórios são compatíveis com diversos carros — de anos e fabricantes diferentes — e essa é a principal razão para se organizar o conteúdo e os filtros de produto na sua loja. Essa é a forma de fazer com que os usuários do seu site encontrem os produtos de forma rápida, o que melhora a experiência de compra dos seus clientes.

Com uma arquitetura de informação simples, mas funcional, você combina os filtros, uma funcionalidade das principais plataformas de lojas virtuais, com as categorias de produto. O resultado é uma navegação e uma usabilidade que favorecem a sua loja — e o seu faturamento.

Essa organização de filtros e categorias também reflete na navegabilidade da sua loja virtual, o que agrega a uma experiência positiva de compra. Um exercício simples é contar em quantos cliques você, como usuário, consegue chegar num determinado produto. Tente diversos caminhos de pesquisa e procure otimizar a arquitetura de informação do site.

E como estamos falando de peças que podem atender a modelos de carros de diversas montadoras, a descrição dos produtos precisa estar mais do que completa. Além de uma lista completa dos modelos atendidos, com ano de fabricação inclusive, você precisa incluir, em detalhes, os benefícios, as funcionalidades e como eles podem contribuir para a manutenção dos veículos.

Não esqueça de olhar para o conteúdo

Para aumentar as vendas online de produtos automotivos, você precisa caprichar não apenas na estrutura, mas na informação que vai publicar na sua loja. Por isso, vale adotar estratégias que não apenas deixem os textos mais interessantes, como também relevantes para os buscadores.

Considere criar histórias para atrair a atenção do seu público, por meio do chamado storytelling, que nada mais é do que uma narrativa interessante para divulgar seu produto. Assim, você também tem conteúdo para utilizar em mais de um canal além da sua loja.

A integração de palavras-chave relevantes em seu conteúdo também pode fazer a diferença. Pesquise termos específicos relacionados aos produtos e acrescente, sempre que possível, essas palavras-chave nas descrições de produtos, títulos e meta descrições. O importante é que, seja pesquisando por “filtro de ar condicionado” ou “peças para Gol 2012”, seu cliente consiga encontrar o que está procurando.

As técnicas de SEO, utilizadas pelos buscadores para apresentar os resultados das buscas, são fundamentais para garantir visibilidade a sua loja de forma orgânica e melhorar o posicionamento da sua loja nas páginas de resultados do Google, por exemplo. Além disso, com SEO, você consegue criar textos mais fluidos e que conquistem o leitor — e, em breve, seu novo cliente.

Invista nas imagens, que valem mais que mil palavras

Fotos de qualidade são essenciais para aumentar suas vendas online de produtos automotivos. Quanto mais detalhes for possível apresentar, mais fácil para o usuário identificar que é exatamente o produto que está buscando e aumenta as chances de compra. Essa iniciativa permite que o cliente consiga relacionar com a peça atual e entenda sua aplicação.

Também é importante utilizar a identificação adequada das fotos. Muitas vezes, pode haver uma confusão na grafia do nome ou até mesmo entre marcas e modelos — principalmente considerando que são muitos. Quanto mais fácil for para identificar visualmente o produto e os modelos compatíveis, mais chances de que o usuário escolha sua loja.

Investir no design da loja, como um todo, é uma estratégia com grandes chances de conquistar mais vendas.

Mais canais, mais vendas online

Como em todo mercado de varejo, uma estratégia muito recomendada para aumentar as vendas online de produtos automotivos é a diversificação dos canais de venda.

Além da sua própria loja virtual, os marketplaces podem ser ótimos pontos de vendas, já que recebem milhões de visitas mensalmente. Escolha as melhores opções para você, entenda as taxas e cobranças de cada um deles e impulsione seu faturamento.

As redes sociais funcionam, ao mesmo tempo, como canal de atendimento, de marketing digital e de vendas. Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest… A lista é longa! Até o WhatsApp entra na seleção, já que é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Aproveite que seu público já está conectado e crie estratégias para vender por esses canais!

Aproveite o calendário para vender mais

Se o carro é uma das paixões nacionais, aproveite as datas como feriados e festas de fim de ano para promoções. Afinal, muitas vezes, o carro é também o meio de transporte para curtir esse descanso. Combine o calendário de feriados com palavras-chave para turbinar suas vendas de peças e acessórios automotivos.

E, claro, não esqueça de criar uma estratégia sólida de marketing e conteúdo para as redes sociais. Elas são um canal valioso para qualquer loja virtual, mas em se tratando da paixão nacional, essas plataformas trazem visibilidade e engajamento para sua marca. No final, isso reflete na satisfação e na fidelização dos seus clientes.