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2023 foi um dos melhores anos para bens de consumo massivo na América Latina, informa Kantar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O terceiro trimestre de 2023 marcou a retomada da prosperidade para bens de consumo massivo na América Latina. Diante de um cenário com um melhor ambiente econômico e a inflação mais baixa, houve uma recuperação do poder de compra durante o ano, que se refletiu diretamente na quantidade do que as famílias puderam adquirir. É o que indicou o levantamento Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar.

(Imagem: Freepik)

O estudo acompanhou o comportamento dos consumidores de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo: alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

As estratégias que permitiram ao latino-americano esse bom momento econômico em um maior consumo de bens massivos continuaram as mesmas: a omnicanalidade e a fragmentação das compras, agora impulsionadas pelo aumento da frequência.

Nessa fragmentação das compras, as chances de levar mais marcas aumentam, resultando numa tendência de menor lealdade. Com isso, vem o desafio de ganhar penetração no mercado, o que menos da metade das companhias na América Latina (47%) conseguiu no terceiro trimestre do ano.

Entretanto, ganhar penetração, é considerada a melhor maneira de crescer como marca dentro da cesta. Isso porque oito em cada 10 empresas que aumentaram em volume conseguiram a partir dessa estratégia.

Outra pista de que o consumidor está incorporando hábitos e fazendo compras mais inteligentes é que os canais com preços mais atrativos, como hard discounters e atacadistas, continuam a ser os preferidos nas ocasiões de compra (alta de 10% no terceiro trimestre de 2023). Pois, ao venderem barato, permitem que o consumo continue expandindo enquanto o poder de compra ainda não está totalmente recuperado.

Em busca de um futuro sustentável

De acordo com a pesquisa, a principal tendência em alta na América Latina é a preocupação com o meio ambiente. Houve um aumento dos números entre 2019 e 2023, onde cerca de 55% dos domicílios são eco-actives (comprometidos com a sustentabilidade) e eco-considerers (preocupados com a questão, mas com dificuldades para agir de maneira mais sustentável). Então, marcas aliadas às propostas sustentáveis serão cada vez mais valorizadas pelos consumidores.

Ainda sobre o consumo, as expectativas para o 2024 são boas, conforme Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar. Para ela, “Os países da América Latina devem continuar no caminho da recuperação do consumo em 2024. Brasil, México e Peru vêm ano a ano administrando crescimento. Em uma condição não tão confortável no longo prazo, Bolívia, América Central e Equador vêm conseguindo se recuperar dos desafios. Os destaques vão para Chile e Colômbia, que partiram de volumes negativos e já estão muito próximos de uma situação positiva do consumo no último ano em movimento. Argentina segue sendo um caso único, com uma situação econômica que continua complicada”, concluiu.