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74% dos lojistas de e-commerce vendem por algum marketplace, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa realizada pela Eive em parceria com o E-Commerce Brasil levantou informações sobre modelos de vendas, gestão e indicadores do e-commerce e marketplace.

B2B e B2C

61% dos participantes da pesquisa responderam que as vendas estão focadas exclusivamente no B2C (clientes finais). 22% afirmaram que vendem tanto no B2C quanto no B2B, mas com o foco no cliente final.

13% afirmaram vender tanto no B2C quanto no B2B, mas com o foco no B2B. Apenas 4% afirmaram vender somente para o B2B.

Podendo responder mais de uma alternativa, 74% afirmaram que vendem pelo marketplace. 70% usam também o e-commerce próprio.

Outras quantidades:

52% vendem pelo WhatsApp;
35% vendem também pelo Instagram;
30% loja física;
22% representante comercial;
4% televendas.

Logística

87% afirmaram que as operações e expediente estão concentrados apenas em um estado. Apenas 4% estão em 2 e 9% responderam mais de 2 estados.

65% disseram que não dispõem de um operador logístico em outros estados, atuando apenas com equipe própria.

82% confirmaram não realizar vendas pelo modelo fulfillment em algum marketplace. 13% realizam pelo Mercado Livre e 4% pela B2W

A grande maioria afirmou também não realizar cross docking ou drop shipping: 87%. Enquanto isso, 9% afirmaram realizar apenas o cross docking e 4% apenas o drop shipping.

Por fim, 65% afirmaram não realizar importação com o comércio exterior e compram apenas no mercado interno.

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