A Amazon anunciou uma nova solução de segmentação de anúncios chamada Ad Relevance, que não depende de cookies ou outros identificadores de terceiros. A novidade foi divulgada no blog da empresa e também apresentada durante a presença da Amazon no Festival de Criatividade Cannes Lions na semana passada.
O Ad Relevance está disponível na plataforma da Amazon e utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar bilhões de dados de navegação, compra e streaming de propriedades da Amazon, combinando esses dados com o conteúdo que o consumidor está visualizando em tempo real.
Desenvolvido ao longo de anos, o Ad Relevance já foi testado nas ofertas de audiências, segmentação contextual e Performance+ da Amazon. A empresa afirmou que o produto pode melhorar a capacidade de direcionamento de impressões anteriormente anônimas para anunciantes, além de reduzir os CPMs, preço que uma marca paga por cada mil impressões que um anúncio recebe, em até 34%. Além disso, recentemente também introduziram comerciais no Prime Video.
A desativação de cookies ainda é um trabalho em andamento, mas a Amazon está avançando na criação de uma solução de segmentação de anúncios que não depende dos tipos de identificadores de terceiros que têm sido a base do marketing digital.
O Ad Relevance é acessa um grande volume de dados de navegação, compra e visualização de streaming de primeira parte, aproveitando os últimos recursos de IA para absorver essas informações e identificar rapidamente os consumidores que estão em diferentes estágios do caminho da compra. Ele pode veicular anúncios em uma variedade de dispositivos, canais e tipos de conteúdo, e já foi testado em produtos de anúncios existentes da Amazon, incluindo os anúncios Performance+ com aprendizado de máquina lançados em março.
Os resultados iniciais mostraram que a ferramenta pode “ampliar a capacidade de direcionamento” em até 65% das impressões que eram anteriormente anônimas sob táticas de segmentação diferentes. Os CPMs foram reduzidos, enquanto os Custos por Clique (CPCs) melhoraram em 8,8%. A Amazon afirmou que essas métricas foram alcançadas com 100% de entrega do orçamento.
Fim dos cookies
O Google originalmente planejava encerrar os cookies no Chrome no segundo semestre desse ano, mas adiou seus planos para 2025, após enfrentar obstáculos regulatórios e resistência da indústria ao Privacy Sandbox, a alternativa proposta.
Ainda assim, os profissionais de marketing estão em busca de substitutos viáveis para cookies e a Amazon claramente vê uma oportunidade para fortalecer ainda mais um negócio de anúncios que está em alta. A receita do marketplace vinda da publicidade aumentou 24% ano a ano para US$ 11,82 bilhões no primeiro trimestre, impulsionada pela demanda por anúncios de produtos patrocinados.