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Buscas pela Páscoa na internet aumentam 50% em 2024, segundo Semrush

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com a Páscoa chegando antecipadamente em 2024, e desta vez, no final de março, os brasileiros já saíram em busca dos ovos de chocolate. A projeção de consumo para a data em 2024 deve ser um crescimento de 13% a 15% em volume, conforme os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para mapear quais são as preferências dos consumidores, a Semrush identificou quais foram as principais pesquisas feitas na internet sobre a data.

Ovo de páscoa dividido ao meio com confetes de chocolate dentro e outro ovo embrulhado em papel vermelho ao lado.
Versões alternativas aos tradicionais ovos de Páscoa têm caído no gosto do consumidor (Imagem: Freepik)

O levantamento revelou que o termo Páscoa foi pesquisado 165 mil vezes em janeiro de 2024 – um aumento de 50% comparado com o mesmo período de 2023 e 82,3% em comparação com 2022.

Produtos mais pesquisados – 2024

(Número de buscas em janeiro de 2024)
  • Ovo de páscoa de colher - 12.1 mil;
  • Ovo de páscoa infantil - 5.4 mil;
  • Ovo trufado - 3.6 mil;
  • Ovo caseiro - 3.6 mil.

Em relação a março e abril do ano passado, houve um crescimento de 5.66% em comparação com o mesmo período de 2022 nas buscas pelo termo “Páscoa“, que foi pesquisado 4.48 milhões de vezes. No período, os produtos mais pesquisados foram: 1) “ovo de páscoa infantil” (447 mil buscas); 2) “ovo de páscoa de colher” (275 mil buscas) e 3) “ovo de páscoa trufado” (101 mil buscas) – demonstrando que existe uma permanência na busca dos mesmos produtos.

Produtos mais pesquisados – 2023

(Número de buscas em março e abril de 2023)
  • Ovo de Páscoa Infantil - 447 mil;
  • Ovo de Páscoa de Colher - 275 mil;
  • Ovo de Páscoa Trufado - 101 mil;
  • Ovo de Páscoa Caseiro - 101 mil;
  • Ovo de Páscoa Recheado - 90 mil;
  • Ovo de Páscoa com Brinquedo - 90 mil;
  • Ovo de Páscoa Barato - 60.2 mil;
  • Ovo de Páscoa Salgado - 32.9 mil;
  • Ovo de Páscoa Zero Lactose - 32.9 mil;
  • Ovo de Páscoa Crocante - 26.9 mil.

Top 5 marcas mais pesquisadas

(Soma dos tráfegos mensais em março e abril de 2023)
  • Cacau Show - 1.64 milhões de buscas (11 milhões de acessos ao site);
  • Americanas - 225 mil buscas (103 milhões de acessos ao site);
  • Lacta - 164 mil buscas (1.7 milhões de acessos ao site);
  • Kopenhagen - 134 mil buscas (1.9 milhões de acessos ao site);
  • Lindt - 101 mil buscas (557 mil acessos ao site).

Tendências para 2024

Além de ovos de chocolate, os consumidores estão buscando outros produtos para presentear na Páscoa. Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci, comentou sobre os produtos mais desejados:

“Chocolates finos, cestas prontas, kits de culinária, arranjos de flores, além de tortas, bolos e colombas pascais. Para a criança, as opções de brinquedos são sempre mais atrativas.”

Além disso, ele também destacou que é importante que os varejistas fiquem atentos ao valor do ticket médio, já que clientes podem buscar presentes com menor preço ou até soluções rápidas para satisfazer a necessidade das crianças.

Sobre o ticket médio, Sá deu outra dica: “é interessante inclusive separar esses produtos na loja por faixa de preço.” Já que a inflação dos últimos anos fez o consumidor sentir no bolso o impacto e responde bem a opções com preços que respeitam um limite psicológico, tais como: R$ 9,90; R$ 19,90, entre outros.