O rastreamento de tendências voltadas ao e-commerce brasileiro foi divulgado pela Salesforce. O relatório State of Commerce, que traz a análise sobre o setor em 15 países, afirmou que o Brasil pode esperar muito sobre Inteligência Artificial (IA), integração com a jornada do cliente e uso de carteiras digitais.
Conforme o comunicado oficial sobre resultados do estudo voltados ao mercado brasileiro, as principais tendências envolvem pontos importantes para o e-commerce.
Os caminhos do mercado nacional, segundo a Salesforce, passam pela otimização de processos por meio da tecnologia, com IA e carteiras digitais cada vez mais aplicadas. Por outro lado, a estratégia atual das companhias na relação com o usuário se volta cada vez mais à integração na jornada, tanto no pré quanto no pós-compra.
Vejam os principais insights do estudo para o Brasil:
- 84% de empresas no ecossistema do e-commerce brasileiro já usam IA. Destas:
- 26% já implementaram a funcionalidade totalmente;
- 58% estão experimentando a IA;
- 16% avaliam se e como a tecnologia pode se encaixar na operação.
- 56% é o índice de crescimento do uso de pagamentos de carteira digital mundialmente até o terceiro trimestre de 2023, tais quais Apple Pay e Google Pay, segundo dados do Salesforce Commerce Cloud;
- No Brasil, 62% das organizações aceitam o Apple Pay.
- 51% das organizações brasileiras possuem funcionalidade de captura de pagamentos em e-mail marketing;
- 97% das empresas no país obtêm receitas incrementais a partir dos canais de atendimento ao cliente.