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E-commerce fatura R$ 204,3 bilhões no Brasil em 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com R$ 204,3 bilhões arrecadados, o e-commerce brasileiro cresceu 10,5% em 2024 em relação ao ano anterior. Além do faturamento positivo, foram 414,9 milhões de pedidos contabilizados, representando ticket médio de R$ 492,40. Ao todo, o número de compradores online chegou 91,3 milhões. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

E-commerce fatura R$ 204,3 bilhões no Brasil em 2024
(Imagem: Envato)

No quesito social, os dados macro mostram as mulheres liderando as compras no e-commerce. Além disso, a região Sudeste foi a mais ativa em transações digitais, com destaque para São Paulo em volume de vendas no ano.

A classe C foi a faixa econômica com maior destaque, o que, segundo a associação, mostra a força do acesso à tecnologia e inclusão financeira.

Projeções para 2025

Com o fortalecimento do e-commerce e a crescente confiança dos consumidores no ambiente online, a ABComm espera um faturamento de R$ 234,9 bilhões nesse ano. O ticket médio deve alcançar R$ 539,28 e volume de pedidos pode chegar a 435,6 milhões, impulsionado por 94,05 milhões de compradores.

De acordo com a instituição, alguns fatores norteiam as projeções otimistas. Entre eles, estão o lançamento do Drex (real digital), desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, além da ampliação das opções de pagamento digital esperada para o restante de 2025.

“A transformação digital é irreversível. O e-commerce segue evoluindo com inovação, novas tecnologias e uma experiência de compra cada vez mais personalizada. O crescimento consistente do setor fortalece o varejo como um todo e amplia as oportunidades para pequenos e grandes negócios”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.