Agora que o ano acabou, é possível ter um olhar macro sobre o comportamento dos consumidores durante o ano. Pensando nisso, a Hostinger publicou um relatório com os sites mais visitados do mundo em 2023, destacando o Brasil na sua lista. Os acessos são variados, vão desde redes sociais, sites de entretenimento e também marketplaces, o que indica que os brasileiros estão cada vez mais engajados no uso de mídias sociais e nas compras online.
Baseando-se em dados da SimilarWeb, Google Trends, ITU Media Centre e SEMrush, a Hostinger elaborou o relatório que abrangeu o cenário digital em 2023. Na lista dos cinco sites mais visitados do mundo, o Google disparou com cerca de 87,04 bilhões de visitas mensais, seguido pelo Youtube (32,72 bilhões), Facebook (16,71 bilhões), Instagram (6.674 bilhões) e X (antigo Twitter), com 6.141 bilhões visitantes por mês.
O relatório também fez uma menção honrosa ao OpenIA, o famoso Chat GPT, que desde seu surgimento tem despertado interesse na internet. Em apenas um ano de existência, ele se transformou em dos principais sites, alcançando 1,514 bilhão de visitas e marcando um salto de 19,7% nas visitas mensais. Na lista de acessos, ele ocupa a 21ª posição globalmente, 54º nos Estados Unidos e 1º na indústria de computadores, eletrônicos e tecnologia.
Panorama do Brasil
Enquanto por aqui, o Google.com também ocupa a liderança com 4,589 bilhões de visitas mensais. O mecanismo de busca apresentou aumento contínuo de índice de popularidade entre brasileiros de 2019 a 2023. Um crescimento que é parecido com o do Youtube.com, segundo lugar da lista brasileira, com 1,407 bilhão de visitas mensais.
Entre as redes sociais, o Facebook, mesmo com a popularidade em queda de popularidade, está em terceiro lugar, com 840,5 milhões de visitas mensais, seguido pelo Instagram, que teve 677,7 milhões de visitas mensais no país, registrando o maior aumento de índice de popularidade entre 2019 e 2023. Com uma queda contínua na popularidade desde 2019, X (Twitter), ocupa a 9ª posição da lista.
Dos 10 sites mais acessados, o Mercado Livre aparece na 10ª posição, indicando como os brasileiros têm se interessado mais por fazer compras de forma online e através de marketplaces. O e-commerce também ganhou destaque em outros países com a Amazon, que apareceu nos Top 10 de países como EUA, Reino Unido, Índia, Espanha, França e Alemanha.
“É muito interessante verificar o poder de escala na internet. Se levarmos essa análise para o universo de empresas de diferentes portes que querem iniciar ou ampliar sua presença digital, o levantamento comprova que há grandes oportunidades com o uso de mecanismos de busca e mídias sociais. Poucas oportunidades como essas foram vistas na história do mundo e devemos aproveitá-las para promover crescimento em diferentes nichos de negócios.”, avaliou Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil.