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Marketplace In ou Marketplace Out? A resposta certa pode mudar o futuro da sua marca

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O varejo digital não para de crescer, ao mesmo passo em que as grandes plataformas de Marketplace vem se destacando em meio à competitividade do mercado. Prova disso está em um levantamento do Semrush, que apontou que entre os cinco sites com mais tráfego no Brasil em novembro de 2024, todos eram Marketplace. 

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(Imagem: reprodução)

No período, o Mercado Livre movimentou R$264 milhões. A Amazon veio logo atrás, com R$239 milhões, seguida por Shopee (R$149 milhões), OLX (R$84 milhões) e Magalu (R$84 milhões). Essas gigantes seguem em ritmo acelerado, com investimentos bilionários e ecossistemas cada vez mais competitivos. O Mercado Livre, por exemplo, está investindo mais de 13 bilhões de dólares na América Latina em 2025, o maior aporte da história da empresa, sendo que o Brasil e o México são os principais mercados.

Com esses dados, fica claro que quem não estiver nas plataformas certas, com a estratégia certa, vai ficar para trás. Essa é a máxima de 2025: Os marketplaces deixaram de ser uma opção e se tornaram a principal vitrine do varejo digital.

Com o formato de vendas definido, qual a melhor estratégia?

Mas não basta estar presente nas plataformas de vendas. É preciso estar bem posicionado, com uma operação estratégica, robusta e pensada para gerar performance. E aqui entra uma decisão importante: Qual é o melhor caminho: Marketplace Out ou Marketplace In?

Marketplace Out é quando sua marca vende dentro dos grandes canais já consolidados, como Mercado Livre, Amazon ou Shopee. Aqui, a estratégia envolve criar uma loja oficial, investir em Retail Media e aproveitar o alto tráfego desses canais para aumentar seu alcance e acelerar as vendas. 

Já o Marketplace In é quando você cria a sua própria plataforma de vendas, plugando diversos sellers, marcas e distribuidores em um único ambiente. É uma maneira de ter controle total sobre a operação, criar um canal direto com o cliente e aumentar a eficiência do seu ecossistema.

Com a estratégia escolhida, como colocar em prática?

Ambas as estratégias têm enorme potencial. Mas elas exigem especialistas conduzindo todo o processo para que a jornada seja bem estruturada, integrada, otimizada e, acima de tudo, personalizada para o seu modelo de negócio.

É exatamente isso que a Infracommerce oferece. A líder em Digital Commerce na América Latina faz a gestão de lojas oficiais dentro dos maiores marketplaces,  desenvolvendo estratégias completas, com posicionamento de marca, performance e mídia. Ao mesmo tempo, o time de especialistas também opera marketplaces próprios para empresas que querem construir seu canal direto de vendas, com mais controle sobre a experiência do consumidor e os dados da jornada.

Tudo isso conectado a um ecossistema completo, com soluções de tecnologia, marketing, meios de pagamento e antifraude, inteligência artificial e dados, além de logística — incluindo 11 centros de distribuição em toda a América Latina.

Se a sua marca ainda está decidindo onde estar, chegou a hora de traçar o melhor caminho. Marketplace In ou Out? A resposta certa é aquela que leva sua operação mais longe, com eficiência, escala e estratégia. Fale com a Infracommerce e impulsione a sua digitalização.