Logo E-Commerce Brasil

Pix é o preferido por 87% dos usuários no e-commerce, aponta pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Há mais de dois anos no cenário dos pagamentos e incluido aos poucos no cenário digital, a escalada do Pix no e-commerce é contínua. Dessa vez, segundo o E-commerce Trends 2025, 87% dos consumidores optam por este método na hora de finalizar a jornada de compra. A pesquisa é fruto de uma parceria entre Octadesk e Opinion Box.

As razões trazidas pelo relatório para o destaque do Pix neste ambiente são conhecidas. Entre elas, estão agilidade e eficiência integradas ao checkout na compra online. Para Rodrigo Ricco, fundador e diretor da Octadesk, isso reforça o traço dos consumidores modernos voltados à praticidade.

“A prioridade é não apenas escolher um produto e colocá-lo no carrinho, mas recebê-lo em casa o mais rápido possível. O Pix acelera esse processo, reduzindo o tempo de espera e antecipando a entrega de valor. Em outras palavras, ele não só agiliza o pagamento, mas também ajuda a atender melhor às expectativas dos consumidores”, afirma.

A respeito de meios de pagamento além do pagamento instantâneo, o E-commerce Trends 2025 também mostra a aplicação de QR Code por 64% dos entrevistados na compra online. Além disso, as carteiras digitais (PayPal, Google Pay e Apple Pay) são conhecidas por 50% dos consumidores e utilizadas por 56% deles.

Mais insights

De forma geral, o levantamento também cita a importância de variedade nos pagamentos oferecidos no e-commerce. Isso influencia, principalmente, na experiência de compra mais prática, retenção de clientes e crescimento dos negócios.

Por fim, segundo o E-commerce Trends 2025, as marcas devem entender o que seu público mais valoriza em termos de meios de pagamento para garantir competitividade.

“Cada consumidor tem suas próprias preferências e necessidades. Ao se adaptar às preferências do público, há valorização da experiência do cliente, aumentando também a chance de fidelizá-lo”, explica Ricco.