A Black Friday, uma das maiores datas comerciais do Brasil, teve sua primeira edição no país em 2010. Agora, ela já é um marco entre os brasileiros, que frequentemente esperam o dia para fazer compras. Também é importante dizer que a data trouxe novos hábitos de compra, como o costume de pesquisar preços de produtos de interesse com antecedência para fazer uma comparação de preços depois. Pensando nisso, o Guia dos Melhores fez um levantamento para entender os novos comportamentos dos consumidores em relação às compras durante a Black Friday.
A pesquisa, feita entre os dias três a nove de novembro de 2023, consultou 500 brasileiros a partir de 16 anos, residentes de todos os estados, independente do gênero e classe social.
Escolha de sites confiáveis
Um fator importante para fazer as compras de forma segura é a escolha de locais de confiança, pois muitos fraudadores utilizam esse tipo de data para aplicar golpes em quem não está bem informado e acaba caindo em sites não confiáveis.
Ao ser perguntados em quais locais farão suas compras na Black Friday, 65% dos entrevistados disseram que vão fazer compras apenas em sites, aplicativos ou redes sociais de lojas ou marcas que já conhecem ou que já tenham feito compras antes.
Enquanto 15% disseram que vão comprar apenas em lojas físicas, pois gostariam de ver os produtos fisicamente antes de adquiri-los e, com mesma porcentagem, outros 15% afirmaram não ter problemas em comprar em sites desconhecidos, desde que esses pareçam confiáveis.
Produtos essenciais ou itens de desejo?
Sobre os produtos que serão comprados, 64% dos entrevistados indicaram que vão comprar principalmente itens que realmente estavam precisando. Já 32% disseram que, muitas vezes, usam a data para obter apenas produtos de desejo e 23% dos respondentes costumam se programar para a Black Friday e adquirir produtos anualmente na data, fazendo um estoque dos itens para consumi-los ao longo dos meses.
Outros compram coisas que não precisam, como os 21% entrevistados que apenas adquirem itens devido aos descontos.
Itens mais buscados
Para 37% dos entrevistados, a Airfryer foi indicada como a queridinha dos consumidores para compras na data; enquanto a Alexa, assistente virtual da Amazon, foi a escolhida por 26% do público.
Há também a preferência pelos fones de ouvido sem fio, opção de 25% dos entrevistados, assim como as caixas de som (21%). Entre os eletrônicos, o tablet foi apontado por 20%, seguido pelo aspirador de pó robô, escolhido por 19% dos respondentes. Também foram indicados os smartwatches (17%) e as cafeteiras de cápsula (16%).
Quem espera para comprar na Black Friday
Se ainda há dúvidas se as pessoas esperam ou não para fazer compras na Black Friday, 33% dos entrevistados provam que a data realmente é aguardada, pois fazem compras apenas quando a data está próxima do momento em que precisam ou desejam um produto.
Existem os que esperam apenas no caso de compras de grande valor (27%), assim como 17% aguardam descontos de produtos que não são de extrema necessidade, e que podem esperar para ver se conseguem comprar por um valor reduzido.
Também existem os que não esperam, como os 12% entrevistados que disseram comprar o produto assim que precisam ou têm vontade de adquiri-lo. Apenas 8% não costumam fazer compras no período.
Como escolher o melhor produto?
Além do planejamento financeiro e a escolha de uma loja de confiança para realizar as compras, definir o modelo do produto que contemple as necessidades do consumidor também é essencial. Muitos recorrem às indicações de amigos, familiares e de perfis em redes sociais, mas é interessante consultar canais especializados na análise e avaliação de produtos, que trazem detalhes sobre as funcionalidades e o custo benefício dos itens.
Quando perguntados sobre o costume de consultar portais que trazem avaliações de produtos, de forma geral, e não apenas na Black Friday, 37% dos entrevistados afirmaram consultar esses portais antes de realizarem suas compras. Consultar os comentários dos produtos nos próprios sites que vão fazer compras é o hábito de 18%, acompanhados pelos 17% que verificam sites de reclamações para saber a reputação da marca, do produto ou do serviço que pretendem comprar.