Logo E-Commerce Brasil

Brasil está entre os países com consumidores que mais gastam mundialmente

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com cenário aquecido do e-commerce e referência em termos de digitalização em pagamentos, por exemplo, o Brasil conta com outro ponto positivo. Em uma lista de 10 nações, o país é um dos três mercados emergentes na economia a ter um dos consumidores que mais gastam. Os dados são do World Data Lab e foram analisados pelo EBANX.

De acordo com o ecossistema de serviço de pagamentos, o brasileiro é o 9º entre os países que mais gastam em termos de consumo. A expectativa, aliás, é que o país feche o ano com US$ 1,3 trilhão gastos, além de poder chegar a US$ 2,08 trilhões em 2034.

De acordo com especialistas do EBANX, a informação é perfeitamente plausível e contrasta com uma equação já conhecida. Dada a atmosfera de inovação em pagamentos e economia digitalizada no Brasil, espera-se até que o destaque nos próximos anos no consumo seja ainda maior.

O contexto trazido pela pesquisa inclui ainda a sobressalência do Pix (44%) em relação ao cartão de crédito (41%) com o consumidor brasileiro. Segundo dados do PCMI, também analisados pelo EBANX, o modelo instantâneo deve ultrapassar o segundo até 2025.

Continente nos holofotes

Para Juliana Etcheverry, diretora de Desenvolvimento de Mercado no EBANX para América Latina, a América Latina como um todo, também com o México despontando na lista, pode ser considerada um ambiente propício para evolução quando o assunto é consumo.

“É um centro global de inovação e liderança na inclusão financeira. Novas ferramentas, como os métodos de pagamento em tempo real Pix, no Brasil, SPEI, no México, e PSE, na Colômbia, aceleraram esse processo, promovendo também inclusão digital”, cita.

Além disso, a executiva compara o cenário em regiões como Índia e países do continente africano. Para ela, mesmo com os processos invertidos, o crescimento do consumo em economias emergentes pode ter um “final” parecido e positivo.

“Enquanto na América Latina e Índia o comércio digital alavancou os pagamentos digitais, vemos o oposto na África, com formatos digitais de pagamento alavancando o comércio digital. O contexto e os desafios de cada região impactam o meio, não o fim. O resultado dessa revolução digital conta com desenvolvimento econômico, inclusão financeira e inovação”, complementa. Etcheverry.

*As falas são do 7º EBANX Payments Summit, encontro itinerante e fechado realizado com especialistas do setor de pagamentos.