A paixão por esportes é global e, independente da prática ou não, modalidades como futebol, basquete e até futebol americano motivam consumo. Neste caso, uma pesquisa encomendada pela IBM, feita pela Morning Consult, mostrou como a Inteligência Artificial (IA) têm influenciado diferentes categorias esportivas e, por consequência, no consumo do usuário.
De acordo com a pesquisa, o futebol foi a modalidade com mais indícios de uso de IA, principalmente para análise de desempenho e decisões em tempo real. Além disso, é o esporte com a maior quantidade de adeptos, com 64% da base de entrevistados.
A lista conta ainda com Críquete, Basquete, Tênis e Fórmula 1 como principais esportes no mundo utilizando IA.
O estudo foi realizado em maio deste ano, recolhendo respostas de 18.082 fãs de esportes espalhados por EUA, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Índia, Reino Unido, França, Espanha, Itália e Alemanha.
O esporte atravessado pela IA
Bem como no e-commerce, portanto, a aplicação de ferramentas empoderadas por IA é cada vez mais comum no esporte. Um exemplo recente é o das Olímpiadas de Paris 2024, que foi a que mais envolveu esse tipo de tecnologia na história, principalmente nos sinais transmissão.
De volta ao quadro geral, a IBM mostra que a adoção da IA têm sido bem vista pelos mais jovens (18 a 44 anos). O potencial deste tipo de ferramenta têm sido visto por este grupo de consumidores de esportes, principalmente em atualizações em tempo real e conteúdo personalizado.
Na prática, a pesquisa mostra que a geração de conteúdo é, de fato, uma das principais vias dessa tecnologia, muito também pela evolução da IA generativa. A rapidez em fornecer atualizações, resumos e destaques para o aficionado por esportes é extremamente valorizada.
Além disso, o engajamento também tem crescido com aplicação de IA, seja em conteúdo ou até em quizzes e jogos interativos esportivos. A profundidade alcançada entre modalidade e usuário ficou ainda maior.
Em países como Emirados Árabes Unidos e Índia, cerca de 25% dos amantes de esportes valorizam o que é possível fazer com IA. Por isso, esse índice corresponde àqueles que usam regular ou ocasionalmente ferramentas do tipo.
Mais jovens
De acordo com o levantamento, os mais jovens estão norteando a forma de consumo de esportes, influenciando até na adoção de tecnologia. Para assistir jogos, o uso de dispositivos móveis é latente nesta faixa etária (18 a 44 anos), bem como a assinatura de streamings.
Na parte de IA, a “remodelação” dos consumidores esportivos passa também pela juventude. Embora atualizações em tempo real (26%) e conteúdo personalizado (19%) estejam no topo da lista de prioridades para melhoria de IA, os fãs mais velhos (55+) ainda são muito menos propensos a considerar as melhorias de IA como prioridade.
Maiores exemplos do uso de IA no esportes
O levantamento traz os principais motivos e situações nos quais ferramentas de IA se enquadram no esporte. Veja:
Análise de Dados e Estatísticas
Hawk-Eye Technology: utilizada em esportes como tênis e críquete para rastrear a trajetória da bola e fornecer decisões precisas sobre lances, melhorando a precisão das chamadas durante os jogos.
Atualizações em Tempo Real
Sistemas de Notificação: plataformas de streaming e aplicativos esportivos utilizam IA para enviar atualizações em tempo real sobre eventos, permitindo que os fãs acompanhem jogos ao vivo, mesmo quando não estão assistindo diretamente.
Conteúdo Personalizado
Recomendações de Conteúdo: algoritmos de IA analisam o comportamento dos usuários para oferecer recomendações personalizadas de jogos, destaques e resumos, aumentando o engajamento.
Interação por Voz
Assistentes Virtuais: algumas plataformas implementam interfaces de voz que permitem aos usuários interagir com conteúdo esportivo, como solicitar estatísticas ou resultados de jogos.
Análise Preditiva
Previsões de Desempenho: ferramentas que utilizam IA para analisar dados históricos e atuais a fim de prever o desempenho futuro de jogadores e equipes, ajudando fãs e analistas a tomar decisões informadas.
Realidade Aumentada e Virtual
Experiências Imersivas: algumas plataformas estão explorando a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) para criar experiências envolventes que permitem aos fãs sentir como se estivessem presentes em eventos esportivos.
Leia o estudo completo.