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Natura lança programa Criadores da Beleza e amplia estratégia digital de vendas por influência

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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A Natura anunciou o lançamento do programa Criadores da Beleza, um marco em sua estratégia de Vendas por Relações, principal canal de receitas da companhia. A novidade fortalece a comunidade formada por 1,6 milhão de Consultoras de Beleza Natura e Avon no Brasil e avança na digitalização das vendas por influência, transformando essas profissionais em criadoras de conteúdo com linguagem autoral e autêntica.

Natura e Avon iniciativa
(Imagem: reprodução)

A proposta é ampliar o engajamento nas redes sociais e potencializar um modelo de negócio que gera renda e fomenta o empreendedorismo em todo o País.

Diversidade e capacitação digital

No Brasil, o programa já reúne 600 Consultoras Influenciadoras que refletem o compromisso da Natura com diversidade, equidade e inclusão. São vozes de diferentes idades, sotaques, origens raciais e regionais.

A capacitação envolve habilidades digitais como edição de vídeo, produção de imagens e uso de ferramentas de inteligência artificial, além do acesso a plataformas e recursos inéditos. Com isso, a Consultora de Beleza ganha ainda mais relevância como agente de mobilidade social e inclusão produtiva dentro da economia criativa.

Dados de performance reforçam o potencial dessa estratégia: a Natura foi a primeira marca global de beleza a estrear no TikTok Shop, registrando incremento nas receitas. Atualmente, cerca de 42% dos pedidos das Consultoras já têm origem em conteúdos digitais das marcas, e aquelas que passam pelos treinamentos vendem em média 2,3 vezes mais.

Comunidade e impacto social

Mais do que um programa de capacitação, o Criadores da Beleza reforça a dimensão comunitária da rede.

“A percepção do papel da Consultora de Beleza vai muito além da vendedora, é uma verdadeira agente de transformação em seu bairro, cidade ou perfil nas redes sociais. Elas inspiram escolhas, promovem autoestima e geram impacto positivo”, afirma Maria Eduarda Cavalcanti, diretora de Venda Direta da Natura e Avon Brasil.

Pioneirismo no TikTok e novos canais digitais

O programa se soma ao pioneirismo da Natura nas plataformas sociais. Em 2024, a empresa foi a primeira do setor de beleza a adotar o Pool Privado de Criador no TikTok One. Já em 2025, a entrada no TikTok Shop consolidou a integração entre consumo e interação social, com milhares de pedidos intermediados pelas Consultoras e 5% da receita da plataforma originados dessa rede.

A formação oferecida pelo Criadores da Beleza é gratuita, certificada pela Escola Natura e Avon, com módulos para diferentes níveis de experiência e transmissões ao vivo no canal TV Consultoria, no YouTube. Entre os recursos disponibilizados estão um assistente de IA no WhatsApp para planejamento de postagens, templates exclusivos em parceria com o Canva e funcionalidades do Espaço Digital Natura para impulsionar as vendas online.

Minha Loja: plataforma digital integrada

Em paralelo, a Natura e a Avon lançaram a plataforma Minha Loja, totalmente integrada à jornada digital das Consultoras. A ferramenta oferece uma loja online personalizada, sem necessidade de estoque ou pedido mínimo, reunindo o portfólio completo das duas marcas em um só link.

O recurso permite opções variadas de pagamento, histórico de compras integrado e é de fácil compartilhamento em redes sociais e WhatsApp. A solução amplia as possibilidades de venda e fortalece os vínculos das Consultoras com os clientes, transformando cada interação em uma oportunidade de negócio.