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Comércio eletrônico cresce 13% na América Latina no primeiro trimestre, segundo Salesforce

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Os dados do relatório organizado pela Salesforce, Shopping Index, responsável por analisar o desempenho do comércio eletrônico global, indicaram um crescimento de 13% no e-commerce da América Latina primeiro trimestre do ano. No entanto, o montante é 1% menor que o registrado no ano passado, o que pode ter ocorrido pela alta da inflação e incertezas econômicas, deixando o consumidor apreensivo sobre os futuros gastos.

Mulher de cabelo castanho está sentada no sofá com um cartão na mão e um notebook no colo
(Imagem: Freepik)

O relatório se baseou nos dados do histórico de compras de mais de um bilhão de consumidores de cerca de 67 países através dos dados da solução Commerce Cloud.

Crescimento do comércio

Os varejistas latino-americanos também registraram uma queda no valor das vendas online. O consumidor gastou cerca de US$1,75 em cada pedido, uma média ligeiramente inferior ao ticket médio de 2023, que era de US$1,85. Essa redução pode ser atribuída a fatores como incerteza econômica e mudanças nos hábitos de compra.

Gráfico azul claro e azul escuro com índice de vendas online na América Latina
Crescimento do comércio digital da América Latina e Global – Azul escuro: América Latina. Azul claro: Global (Imagem: Salesforce)

O relatório destaca que, para economizar, os consumidores estão planejando fazer compras durante promoções ou destinar seus gastos para datas comemorativas. Nesse cenário, o Shopping Index recomenda que o e-commerce invista em campanhas contínuas através dos canais de contato com os clientes, compreendendo suas necessidades e expectativas para gerar fidelização para compras futuras.

Dados sobre a conversão

A taxa de conversão no período também foi baixa: apenas 0,8%, comparada a 0,9% no primeiro trimestre de 2023. Isso posiciona a região na 18ª colocação, empatada com o Japão entre as 20 pesquisadas. As líderes nesse quesito foram: Holanda (que regrediu de 2,9% para 2,3%), Reino Unido (de 2,6% para 2,2%) e Suíça, com a mesma taxa do Reino Unido (2,2%).

Gráfico em barras com tons de azul indicando a taxa de conversão no e-commerce LATAM
Taxa de conversão América Latina e por países (Imagem: Salesforce)

Nesse contexto, o estudo sugere que o mercado deve intensificar promoções, especialmente em datas comemorativas como Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo. Além disso, os programas de fidelidade baseados em pontos são os que mais atraem consumidores. O levantamento mostra que, no primeiro trimestre do ano, a melhor data de resgate de pontos nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia foi a Páscoa.

Isso demonstra que os programas de fidelidade são um dos três principais fatores que influenciam as decisões de compra dos consumidores, atrás apenas do preço e da disponibilidade do produto. “Com poder de compra reduzido e orçamentos de marketing enxutos, o varejo deve se concentrar na fidelização de clientes, pois ela se mostra mais eficaz ao longo da jornada de compra do consumidor”, comentou Fernanda Belfort, diretora sênior de soluções para marketing na Salesforce.

Fernanda também apontou que os consumidores esperam por uma experiência mais personalizada e um atendimento cada vez melhor nos canais de relacionamento, destacando a importância das campanhas de fidelização mencionadas no relatório.

O levantamento revela a importância do omnichannel, pois 60% das compras online são influenciadas pela experiência nas lojas físicas, fazendo com que os vendedores desempenhem um papel importante na estratégia digital das empresas. “O comércio está utilizando cada vez mais a IA em suas ações de marketing. Em campanhas por e-mail, a IA pode ser usada para segmentação de públicos ou para criar conteúdos”, relata a executiva.

Destaques do relatório

  • O índice global de compradores online recorrentes no primeiro trimestre foi de 43%, representando um aumento de 8% desde 2022;
  • Os dados globais de varejo do primeiro trimestre mostram que o tráfego e os pedidos via dispositivos móveis cresceram 4% em relação ao ano passado, alcançando uma participação de 78% e 66%, respectivamente;
  • As vendas online globais cresceram modestamente (+2%) em relação ao ano anterior, com aumento de apenas 1% no tráfego online e no ticket médio;
  • O crescimento foi moderado (+2%): nos Estados Unidos, o crescimento foi nulo (0%), enquanto a União Europeia, que havia crescido no ano passado, registrou crescimento moderado (+3%);
  • Apesar do aumento nas vendas online e nos gastos, o volume global de pedidos caiu 2% em relação a 2023;
  • As categorias de saúde e beleza e o setor de bolsas cresceram 12% e 7%, respectivamente, apresentando o maior crescimento global de vendas online;
  • Grande parte desse crescimento pode ser atribuída a processos de pagamento facilitados via dispositivos móveis, que contribuíram para um aumento de 46% em relação ao ano anterior;
  • Eletrônicos e acessórios, juntamente com brinquedos e brinquedos educativos, registraram as maiores quedas nas vendas online (-13% e -12%, respectivamente).