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Compras de fim de ano são motivadas por satisfação emocional, diz estudo

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa realizada pela WGSN Mindset, em parceria com a Amazon Brasil, mostra que as emoções terão um papel importante nas compras de fim de ano em 2024. Segundo o estudo, a chamada “cultura do mimo” — que busca satisfação emocional durante a jornada de compra — será um dos principais motivadores para o consumo no período.

(Imagem: Envato)

Intenção de compra para Black Friday e Natal

Entre os entrevistados, 87,9% pretendem aproveitar a Black Friday, enquanto 41,1% planejam comprar no Natal e 29,1% devem fazer compras nas duas datas. A pesquisa destaca que, nesta Black Friday, os consumidores estão priorizando itens do dia a dia, como produtos de supermercado e itens para pets, além das tradicionais categorias de moda, beleza e eletrônicos.

Sobre as ofertas, 75% dos entrevistados acreditam nos descontos divulgados, sendo que 40% é considerado um bom desconto por grande parte dos consumidores. Já 25,1% veem 30% de desconto como uma oferta satisfatória.

Compras online em alta e impacto das redes sociais

A pesquisa também aponta que 74,2% dos consumidores fizeram compras online pelo menos duas vezes por mês nos últimos seis meses, com destaque para os aplicativos de lojas. A Amazon, por exemplo, registrou um aumento de 30,5% nos downloads de seu aplicativo em comparação ao ano passado.

As redes sociais têm se tornado um canal importante para a descoberta de produtos: 40,4% dos consumidores seguem perfis no Instagram para encontrar ofertas, e 51,2% afirmam que imagens influenciam diretamente suas decisões de compra.

Gasto consciente e cultura do “mimo”

Mesmo com o apelo emocional, o consumidor está atento às finanças. Mais da metade dos entrevistados (58,9%) planeja usar até 50% do 13º salário para compras de fim de ano, enquanto 17,7% não pretendem gastar esse valor.

Dois comportamentos principais foram identificados: o smart-buying (compra inteligente, com foco em qualidade e eficiência) e o value-hacking (busca por cashback, cupons e promoções). Além disso, 61,9% dos entrevistados afirmam que sempre comparam preços antes de finalizar a compra.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, buscando não apenas bons preços, mas também valor em cada etapa da jornada de compra. Por isso, seguimos com o compromisso de oferecer uma ampla seleção de produtos, preços competitivos e entrega rápida”, explica Juliana Sztrajtman, Diretora de Varejo da Amazon Brasil.

Tendências entre os jovens e consumo sustentável

A pesquisa também destaca o comportamento da Geração Z, que valoriza encontros informais e presentes acessíveis com significado pessoal. Apesar do crescente interesse por consumo sustentável, custo e conveniência ainda pesam na decisão de compra. Tendências como o hiperlocalismo, que incentiva a compra de produtos locais, têm ganhado força.

“O consumidor está mais pragmático, mas também busca conexões emocionais e experiências que vão além do preço. Atender a essas expectativas pode garantir a fidelização no longo prazo”, comenta Rafael Araujo, Head de Consultoria da WGSN Mindset Latam.

O estudo foi realizado entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2024, com a participação de 1.057 consumidores de todas as regiões do Brasil.