A “Temporada de Compras”, período do calendário varejista que contempla o aquecimento das vendas no segundo semestre do ano, marcado por datas como Black Friday e Natal, está se aproximando. Com isso, os negócios entram na etapa final da preparação para o momento.
Só no ano passado, a data obteve resultados positivos no Brasil, alcançando uma receita de R$ 5,23 bilhões e o crescimento de 1,7% no ticket médio de compras. Esses números foram impulsionados pela antecipação da época, que desde 2021 tem começado em outubro, a partir das pesquisas de preços dos consumidores.
Uma lista de compras diversificada
Os consumidores entrevistados irão aproveitar a data para comprar produtos e contratar serviços. Em relação aos produtos, os eletrônicos são o destaque, com 54% da intenção de compra. Sobre os serviços, 33% vão adquirir algum streaming de vídeo. Em média, os consumidores brasileiros pretendem adquirir 4 categorias diferentes de produtos e 2 categorias diferentes de serviços.
Cashback e bons preços são um atrativo
O impacto no bolso segue como principal estímulo para as compras: bons preços, promoções e frete grátis são os principais fatores para a decisão de compra. Segundo o levantamento:
- 65% vai considerar o preço;
- 62% busca boas promoções;
- 52% procura o frete grátis;
- 39% quer cupons de desconto;
- 37% se preocupa com a qualidade dos produtos;
Além disso, 73% declararam que vão procurar lojas que ofereçam cashback nas compras durante a temporada.
Marcas crossborder e personalização
Outro destaque da pesquisa foram os players estrangeiros, que cada vez mais têm se tornado uma opção de compra dos brasileiros. 47% dos entrevistados que pesquisam nesses aplicativos pretendem comprar neles. Outros 48% disseram comprar recentemente produtos de empresas locais e estrangeiras.
Nesse mercado cada vez mais transfronteiriço, as experiências personalizadas são um fator-chave para o sucesso. Assim como os 79% dos entrevistados que se sentem mais inclinados a comprar quando se deparam com produtos que ressoam com seus interesses.
A personalização da experiência de compra com base em seus interesses e gostos exclusivos foi prioridade para 69% dos entrevistados escolherem onde vão fazer suas compras.
Experiências de compra híbridas: omnichannel em destaque
A pesquisa também mostrou que os consumidores estão optando por experiências híbridas para fazer suas compras. Diante desse cenário, deixar o cliente escolher em qual canal prefere comprar e receber seus itens é fundamental para conquistar quem vai fazer compras no período. Dos entrevistados:
- 58% vai pesquisar e comprar online;
- 25% irá pesquisar e comprar em canais diversos (omnichannel);
- 17% fará pesquisa e compras em lojas físicas.
O percurso das jornadas de compra têm se tornado ainda mais nutrido por descobertas e pesquisas em canais digitais e em lojas físicas. O chamado full funnel é guiado pelos estímulos em canais diferenciados que o cliente tem durante a descoberta até a etapa até concluir a compra.
Dessa forma, 1 em cada 4 entrevistados afirmou que planeja fazer compras omnichannel durante a Temporada de Compras, sendo que entre eles:
- 11% pretendem pesquisar online e comprar em loja física;
- 8% pretendem pesquisar e comprar online, mas retirar em loja física;
- 6% pretendem pesquisar em loja física e comprar online.
O estudo destacou também que, para aumentar o faturamento no período, as empresas devem investir em anúncios personalizados com ajuda da IA + aposta no omnichannel para oferecer mais liberdade ao consumidor.